O Programa de Auxílios Estudantis (PAE) do IFC tem por objetivo criar condições de acesso e aproveitamento pleno da formação acadêmica aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio da concessão de auxílios estudantis. Confira a seguir o edital e demais documentos relacionados.
Retificação do Edital nº 4/2024 (16/02/2024)
Retificação do Edital nº 4/2024 (11/03/2024) *Amplia o prazo de inscrições até 13/03/2024.
Retificação do Edital nº 4/2024 (18/03/2024) *Amplia o prazo para a submissão de documentação pendente no SIGAA.
COMUNICADO*Informe sobre alteração de data de publicação do resultado parcial e outras informações.
COMUNICADO (alterado em 10/04/2024) *Informe sobre alteração de data de publicação do resultado parcial e outras informações.
COMUNICADO (12/04/2024) *Informe sobre a greve e impossibilidade de cumprimento do cronograma inicialmente previsto no Edital nº 04/2024.
COMUNICADO (09/05/2024) *Informe sobre a retomada dos estudos socioeconômicos relativos ao Edital nº 04/2024.
Retificação do Edital nº 4/2024 (11/06/2024) *Altera o cronograma do edital.
Retificação do Edital nº 4/2024 (21/06/2024) *Amplia o prazo para apresentação de recurso ao resultado parcial até o dia 25/06.
ATENÇÃO ESTUDANTES EM LISTA DE ESPERA
Os estudantes que ficaram em lista de espera do presente edital foram automaticamente transferidos para o edital 52/2024, para fins de classificação. Confira a lista de classificados no link disponível em: < https://estudante.ifc.edu.br/2024/08/21/edital-no-52-2024-programa-de-auxilios-estudantis-pae/>.
RESULTADO FINAL (05/07/2024)
Campus Abelardo Luz
Campus Araquari / Campus Araquari (retificado em 08/07/2024)
Campus Blumenau
Campus Brusque
Campus Camboriú / Campus Camboriú (retificado em 01/07/2024) / Campus Camboriú (retificado em 18/10/2024)
Campus Concórdia
Campus Fraiburgo
Campus Ibirama
Campus Luzerna / Campus Luzerna (retificado em 09/07/2024)
Campus Rio do Sul
Campus Santa Rosa do Sul / Comunicado de alteração de auxílio estudantil (publicado em 06/11/2024)
Campus São Bento do Sul
Campus São Francisco do Sul / Campus São Francisco do Sul (retificado em 09/07/2024)
Campus Sombrio
Campus Videira
*Os estudantes contemplados deverão enviar o Termo de Compromisso e os dados bancários através do link < https://forms.gle/xhgU8mtAfNoC2sdCA > até o dia 10/07/2024. Estudantes em lista de espera não precisam preencher o formulário neste momento.
RESULTADO PARCIAL (11/06/2024)
Campus Abelardo Luz
Campus Araquari
Campus Blumenau
Campus Brusque
Campus Camboriú
Campus Concórdia / Campus Concórdia (retificado em 12/06/2024)
Campus Fraiburgo
Campus Ibirama
Campus Luzerna
Campus Rio do Sul
Campus Santa Rosa do Sul
Campus São Bento do Sul
Campus São Francisco do Sul / Campus São Francisco do Sul (retificado em 21/06/2024)
Campus Sombrio
Campus Videira
* Os estudantes com inscrição indeferida no resultado parcial podem apresentar recurso, entre os dias 11/06/2024 e 21/06/2024 25/06/2024, no formulário online disponível em: < https://forms.gle/LWfHqXJAbL2eh2WaA >. Concomitantemente, o envio de arquivos necessários, deve ser realizado pelo SIG, onde encontram-se maiores informações sobre a documentação faltante. O resultado final, após análise dos recursos, será publicado nesta página no dia 05/07/2024. Nesta ocasião, serão divulgados os próximos procedimentos em relação à assinatura do termo de compromisso e envio dos dados bancários dos estudantes contemplados.
*ATENÇÃO: O período para apresentação de recurso foi prorrogado até terça-feira, 25/06/2024.
RESULTADO FINAL (05/07/2024)
Campus Abelardo Luz
Campus Araquari / Campus Araquari (retificado em 08/07/2024)
Campus Blumenau
Campus Brusque
Campus Camboriú / Campus Camboriú (retificado em 01/07/2024)
Campus Concórdia
Campus Fraiburgo
Campus Ibirama
Campus Luzerna / Campus Luzerna (retificado em 09/07/2024)
Campus Rio do Sul
Campus Santa Rosa do Sul
Campus São Bento do Sul
Campus São Francisco do Sul / Campus São Francisco do Sul (retificado em 09/07/2024)
Campus Sombrio
Campus Videira
*Os estudantes contemplados deverão enviar o Termo de Compromisso e os dados bancários através do link < https://forms.gle/xhgU8mtAfNoC2sdCA > até o dia 10/07/2024. Estudantes em lista de espera não precisam preencher o formulário neste momento.
Atenção, estudantes do IFC: Mudança na participação no Edital do PAE
Prezado estudante do IFC,
Gostaríamos de informá-los que o Programa de Auxílios Estudantis – PAE está passando por uma reestruturação, visando melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Uma das principais mudanças é a implementação, desde o segundo semestre de 2023, de inscrições para o PAE exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA. Essa medida visa facilitar e aprimorar o processo de inscrição, acompanhamento e avaliação dos candidatos, bem como garantir maior transparência e segurança dos dados.
Para realizar sua inscrição nos editais do PAE, os estudantes deverão acessar o SIGAA com seu login e senha e seguir as instruções disponíveis no passo a passo, disponível logo abaixo. Nesta página você encontra o edital mais recente do PAE, onde estão todas as informações sobre critérios de participação, prazos, documentos necessários, entre outras.
Ressaltamos que os estudantes que já são beneficiários do PAE deverão efetuar sua inscrição novamente, conforme as regras e procedimentos do edital mais recente. Os estudantes já beneficiários que não se inscreverem no edital não terão seus auxílios continuados.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão do PAE em seu campus.
Para participar do PAE neste semestre, o estudante deverá seguir as seguintes etapas:
- A PRIMEIRA ETAPA é aderir ao Cadastro Único (Questionário Socioeconômico), disponível no link < https://sig.ifc.edu.br/sigaa/verTelaLogin.do > e acessar: Portal do Discente > Bolsas > Cadastro Único (Questionário Socioeconômico) > Aderir e seguir as Orientações para estudantes acessarem o PAE através do SIGAA, disponível logo abaixo.
- O estudante deve preencher o questionário socioeconômico e inserir os dados de todos os membros do seu grupo familiar e anexar toda documentação obrigatória descrita na Relação de Documentos Obrigatórios, disponível logo abaixo, para a comprovação de situação de vulnerabilidade socioeconômica.
- A SEGUNDA ETAPA é realizar a solicitação de Bolsa Auxílio. O estudante deverá acessar, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, disponível no link < https://sig.ifc.edu.br/sigaa/verTelaLogin.do > e acessar: Portal do Discente > Bolsas > Solicitação de Bolsa > Solicitação de Bolsa Auxílio e seguir as Orientações para estudantes acessarem o PAE através do SIGAA, disponível logo abaixo.
Lembre-se de:
- Ler o Edital nº4 / 2024;
- Ler com atenção todas as informações no SIGAA;
- Preencher corretamente as informações de todos os membros do seu grupo familiar para que sua inscrição seja analisada;
- Ler com atenção a Relação de Documentos Obrigatórios, informado logo abaixo;
- A entrega dos documentos deverá respeitar o cronograma e ser feita exclusivamente por meio do SIGAA.
- As etapas Cadastro Único (Questionário Socioeconômico) e Inscrição ( Solicitação de Bolsa Auxílio) serão feitas no SIGAA e as etapas Recursos e Entrega do Termo de Compromisso serão feitas em Formulário Específico, disponibilizados no Edital.
DOCUMENTOS:
ORIENTAÇÕES PARA ESTUDANTES ACESSAREM O PAE ATRAVÉS DO SIGAA
RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS
ANEXOS
Anexo I – Declaração de Rendimentos Variáveis (versão editável / versão pdf)
Anexo II – Declaração de Inexistência de Renda (versão editável / versão pdf)
Anexo III – Declaração Anual de Renda de Atividades Rurais (versão editável / versão pdf)
Anexo IV – Declaração de Divisão de Aluguel (versão editável / versão pdf)
Anexo V – Declaração de Pagamento de Aluguel sem Contrato (versão editável / versão pdf)
Anexo VI – Declaração de Pensão Alimentícia (versão editável/ versão pdf)
Anexo VII – Termo de Consentimento para Tratamento de Dados (versão editável / versão pdf)
Anexo VIII – Termo de Compromisso (versão editável / versão pdf)
Anexo IX – Termo de Desistência (versão editável / versão pdf)
Anexo X – Declaração do Coordenador (versão editável / versão pdf)